Uma conversa entre festivais: Guilherme Coelho
Conversei com Guilherme Coelho, diretor de Órfãos do Eldorado via e-mail, ele entre os festivais de Varsóvia e Chicago, eu no Rio de Janeiro. Segue um trecho do bate papo.
TR: A história do livro começa no
início do século passado. O que te fez trazê-la para um período mais próximo do
nosso?
GC: Uma coisa que a gente não queria era fazer
um épico, então sabíamos desde o início que deveríamos cortar as muitas elipses
de tempo do livro. Eu fui entendendo também que não gostaria de fazer um filme
de época, pois poderia ser cafona. (...) Que fosse atemporal, descolado do tempo
cronológico. (...) O diretor de teatro Frank Castorf foi uma importante
referência pra mim nisso. Suas peças são interessantes colisões de diferentes
tempos, num palco. Então fomos atrás de misturar tempo, memória e fantasia, no
cenário amazônico.
TR: Você fez algumas alterações com relação ao livro.
Quanto tempo levou para fazer o roteiro, quantos tratamentos fez para chegar a
esta forma?
GC: Trabalhei uns 3 anos no argumento e no
roteiro, e com muita gente. Perdi a conta das versões. Eu queria escrever sozinho, mas
sempre ouvindo os outros. Adoro ter com quem trabalhar. Cinema é legal porque é
coletivo. A escrita do filme eu sabia que tinha que vir de mim, pois ao
escrever um filme como esse você já está dirigindo o filme. (...)
Trabalhei o argumento com a Maria Camargo,
depois com a Leticia Simões e com a Aline Portugal, e terminei a versão final
com o Marcelo Gomes. Trabalhei o roteiro com a Aline, e depois com o Hilton
Lacerda. Depois, Marcelo Gomes e João Emanuel Carneiro terminaram de pensar o
roteiro comigo. Na filmagem, reescrevi algumas cenas, depois da Karen Harley,
montadora do filme, nos visitar em Belém. Na montagem, que é a continuação do
roteiro, Karen e eu trabalhamos com o Marcelo Gomes e com o João Emanuel,
amigos e importantes parceiros neste filme.
TR: Como você chegou aos
enquadramentos propostos? Foi estudando as locações muito previamente ou seguiu
um pouco o processo documental de interferir o mínimo no espaço urbano e
natural da região?
GC: A gente viajou muito em busca de locação.
Viajei com o Milton Hatoum, Marcelo Gomes, Maria Camargo, Karen Harley, Marcello Maia, Tiago
Marques, Teijido. Eu fotografei a região durante seis anos. Fiquei
apaixonado por Belém, e vivi muito a cidade sempre que ia visitar. Ficava
viajando com o filme na minha cabeça, em Belém, e subindo e descendo os rios
nos barcos. A intervenção foi mínima, mas como tínhamos que criar uma
atmosfera de fantasia e tragédia, tivemos que escolher bem o que enquadrar.
Enquadrar não é apenas escolher o que fica no quadro, mas talvez, mais importante
é o que não está no quadro. A diretora de arte Marghê Pennacchi e o Adrian
Teijido, fotógrafo, trabalharam comigo em pensar como criar esta Amazônia
fantástica e onírica. O trabalho dos fotógrafos Luis Braga e Marcel Gautherot
foram importantes referências para nós.
TR: Qual é a sua relação com o Pará? Como surgiu o encontro com Milton Hatoum?
GC: Meus avós
paternos são paraenses, de Belém, e como muitos paraenses pegaram um Ita no
Norte e vieram pro Rio na década de 1940. Eu nunca tinha ido a Belém até oito
anos atrás, quando fui fazer um trabalho, um video institucional. Aproveitei
para ficar dois dias em Belém pra pesquisar um pouco sobre a história deles e
pra fazer umas imagens da cidade com o meu amigo e fotógrafo Alberto Bellezia
(que fotografou o "Fala Tu” e o “PQD”).
Belém me encantou e fiquei voltando à cidade nos próximos anos, primeiramente sob o pretexto de fazer um filme sobre a vida do meu avô, que trabalhava nos telégrafos bem em frente ao porto de Belém. Eu estava trabalhando nesse roteiro quando, em 2009, o Milton Hatoum lançou “Órfãos do Eldorado”. A Alexandra Maia, autora carioca e minha amiga, me recomendou que eu lesse, pois achou que haviam semelhanças com o roteiro que eu estava tentando fazer. E realmente tinha muito do que eu estava trabalhando: decadência, dissipação, enlouquecimento.
Eu já tinha trocado emails com o Milton Hatoum acerca do grande Dalcídio Jurandir, romancista paraense da segunda metade do século XX, que escreveu dez livros do seu chamado Ciclo do Norte. (...) Então, voltei ao Milton para falar sobre o “Órfãos”. Rapidamente entendi que grande parte da produção deveria se passar em Belém, minha musa, mesmo que nunca falássemos ou mostrássemos no filme que ali era Belém. Belém é uma cidade mágica; uma cidade de muitas épocas; a melhor comida do Brasil; de gente sem afetação, que conversa sobre literatura numa esquina de bar; e celeiro de uma tradição visual muito forte, de onde vieram ou beberam importantes fotógrafos e artistas plásticos brasileiros.
TR: Essa é sua primeira ficção; como foi essa transição de um "gênero" pro outro? Acha que é episódica ou pretende se manter mais próximo a um "tipo" de filme?
GC: Eu quero voltar a fazer documentários quando estes forem
projetos com um dispositivo, isto é: a forma do filme, o seu processo, é o que
há de principal - e não o seu tema. Não quero fazer mais filmes sobre “isso” ou
“aquilo”, mas sim filmes que tenham um processo, um formato que explore
linguagem narrativa e/ou visual.
Na ficção, eu
gostaria de fazer outros filmes que sejam apoiados no trabalho dos atores e
também na construção de uma atmosfera singular, com as equipes de arte e de
fotografia.
Diz-se que fazer documentário é ir ao encontro do outro, e que fazer ficção é falar de si. Como "eu sou um outro” quero tentar alternar entre os dois gêneros, e assim deixar que eu seja tantos.
Diz-se que fazer documentário é ir ao encontro do outro, e que fazer ficção é falar de si. Como "eu sou um outro” quero tentar alternar entre os dois gêneros, e assim deixar que eu seja tantos.
TR: Não
encontrei referências suas de outras produções que não documentais e, ao mesmo
tempo, o filme parece feito por alguém com muita experiência. Você participou
de algum outro projeto ficcional antes?
GC: Eu só havia participado de roteiros, e nenhum havia sido
filmado. Tinha produzido dois comerciais, e dirigido um videoclipe, mas tudo
muito rápido. Eu nunca havia embarcado numa “construção” ficcional, de ter que
pensar tom, conversar referências com os departamentos de arte, figurino e
fotografia. Tudo isso me assustou muito no começo. Mas eu tive muita sorte em
ter sempre ao meu lado, ao longo de todo o processo desse filme, a minha
ex-mulher, Amora Mautner, que tem muito talento e experiência em fazer justamente
isto: pesquisar, discutir e colaborar com equipes na criação de “mundos
ficcionais”. Ela foi fundamental pra que eu entendesse, não o que eu gostaria
de fazer, mas sim como liderar este processo com muita ética de trabalho, uma
certa megalomania, estando muito aberto aos colaboradores e fazendo-os parte
integral de tudo. Por tudo que ela me ensinou e pelo amor que vivemos, e que
tanto me inspirou a contar esta história, o filme é dedicado a ela.
TR: Como foi o processo de construção de personagens e preparação dos atores? Você já tinha ideia do elenco desde o início?
GC:
Eu sempre soube que a Florita teria
que ser a Dira. Sobre o Arminto, eu fui levado ao Daniel pela loucura e doçura
dele. Ele foi um parceiro maravilhoso, um profissional exemplar, e uma
referência como pessoa bacana e íntegra. Depois achamos a Mariana Rios,
que foi também de uma dedicação admirável. O Adriano Barroso (Denísio Cão) eu
sempre quis escalar, pois o conhecia de Belém, onde ele é um importante ator e
produtor cultural. De resto havia o elenco de Belém, que eu queria muito ter no
filme, inclusive para falarmos o português na segunda pessoa de maneira
correta.
Fizemos
uma preparação no Rio (de Janeiro) com a Maria Silvia Siqueira Campos e com o
Marcelo Grabowsky, e lá em Belém (nos rios) continuamos este trabalho, mas
tendo conosco também o mestre em butô Tadashi Endo. Foi muito bacana, e nos
ajudou a chegar numa energia conflitante e numa tensão que eu queria para as
atuações. O desafio era fazer melodrama, com atuações fortes, mas não
melodramáticas.
TR: Quais são
suas referências cinematográficas? E literárias, já que este é um filme que
parte de um livro?
GC: "Last Days" do Gus Van
Sant foi referência pra atuação e pro desenho de som; Malick foi referência pra
câmera, mas acho que não ficou muito; David Lean foi referência pra fotografia,
foi importante na composição os planos abertos. A ideia era fotografar a
Amazônia como um deserto; Apitchapong foi referência pro verde e pras lendas,
mas não acho que tem muito a ver.
TR: Para
terminar, algum projeto futuro em mente?
GC: Estou trabalhando num roteiro há um ano,
talvez agora ele ande. Uma história de pai e filho aqui no Rio.
*Veja aqui o trailer do filme!
**A crítica está aqui no Café, logo abaixo e neste link.
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